O que é empreendedorismo feminino?

Tribus Kabana
2 min readMay 13, 2020

--

Teoricamente o empreendedorismo feminino se trata sobre negócios que são criados e geridos por mulheres, mas é muito mais que isso. Na verdade o empreendedorismo feminino diz respeito à liderança e visibilidade feminina, mais do que o ato de empreender essa atitude se tornou um instrumento de transformação social.

É preciso entender que esse termo tem uma representatividade muito maior do que o empreendedorismo tradicional, porque é um movimento que dá força para diversas questões do universo feminino, empoderando mulheres, buscando mudar a realidade das diferenças de gênero e impactando positivamente a vida da comunidade.

Os ambientes de negócios ainda costumam ser predominantemente masculinos, baseando-se na figura do homem autoritário como sinônimo de sucesso. Mas essa realidade está diminuindo constantemente porque o empreendedorismo e intraempreendedorismo feminino estão promovendo uma mudança comportamental, revisando a ótica do homem como figura única de autoridade. Conseguindo construir um ambiente muito mais diverso, multidisciplinar e inovador.

Construindo essa nova ótica de gerir negócios consegue-se construir sistemas com maior equidade, protagonismo feminino, reconhecimento e satisfação. Abrindo novos espaços para diferentes pessoas.

É muito importante discutir esse fenômeno para criar visibilidade, porque é um grande instrumento de transformação social. Como disse Maira Peres, fundadora e CEO da Diosa — Mão de obra feminina:

“É importante falar sobre empreendedorismo feminino e não apenas de empreendedorismo de forma geral porque o generalismo não abrange, exclui. Quando a gente tenta tratar todo mundo igual, a gente acaba negando as diferenças entre as pessoas, e consequentemente, excluindo sua existência.

--

--

Tribus Kabana

Meu nome é Victor Maués. Acredito que o futuro não é mais como era antigamente. Por isso, te convido a repensar o mundo usando criatividade e futurismo.